domingo, 29 de abril de 2007

CICLOVIAS

Muita demagogia se tem desenvolvido acerca das Ciclovias em Portugal. O poder político promete, mas como sempre, não faz. A prometida Ciclovia algarvia, que uniria Sagres a Vila Real de Sto. António, não passa de uma utopia. As “Ecopistas” da Refer, idem.
Os “noestros hermanos” autarcas Espanhóis, bem menos demagogos que os nossos, souberam dar um excelente exemplo unindo o interesse l
údico dos ciclistas à exploração turística de uma rede desactivada de caminhos-de-ferro. As “Vias Verdes”, actualmente com 1550 Km, oferece uma variedade de percursos ao longo do interior do país. Fica a saber tudo AQUI.



Um dos expoentes máximos de Ciclovias é a “Danube Bike Trail”, uma das mais famosas Ciclovias europeias. Une as cidades de Passau na Alemanha a Budapeste na Hungria. 700 Kms de um traçado faboloso percurrido ao longo do rio Danubio. Visita este ENDEREÇO.



Numa das minhas viagens profissionais tive a sorte de visitar Amesterdão, capital da Holanda. Para alem da indiscutivel beleza que tem, deparei-me com uma cidade que contempla a Ciclovia com tanta importancia como um passeio para os peões. O exemplo de Amesterdão é seguido na maiorias das cidades europeias.

É sabido que efectuar a restruturação das vias nas cidades Portuguesas não seria viavel, pelo menos a curto/médio prazo, mas em novos empreendimentos camarários, restruturação/beneficiação de percursos que unem freguesias ou conselhos, urbanizações, parques florestais, e mais um punhado de exemplos execuiveis, seria um bom exemplo de evolução e bem-estar a seguir.

ribas

ESCOLA DE BTT

Ninguém nasce ensinado!...

Qualquer que seja o desporto, as crianças de hoje são os atletas de alta-competição de amanhã. A preocupação pela formação de atletas de tenra idade é uma das prioridades dos clubes e associações. Hoje em dia dificilmente um jogador de futebol ou basquetebol sai da rua para um grande clube, sem passar por uma formação.
O BTT não deverá ficar para trás! Não deverá ser excepção!

Dever-se-ia dinamizar e apostar nas “escolinhas” de BTT.


Louvo aqui a iniciativa de um clube aqui do Barreiro, o QVG (site aqui e fórum aqui), que tem desenvolvido um excelente trabalho neste sentido.

“Vamos lá pegar o bichinho ao putos!!”


ribas

quinta-feira, 26 de abril de 2007

segunda-feira, 23 de abril de 2007

CICLOTURISMO

Como irmão mais velho do BTT, o Cicloturismo ainda impõe a sua força e experiência. Assentando na filosofia do ciclismo de estrada, o Cicloturismo atrai bastantes aficionados. As velozes asfálticas são muitas vezes objectos de treino de resistência e endurance por parte de atletas de BTT.
Este Domingo juntei-me aos cerca de 200 participantes que integraram o 8º Passeio de Cicloturismo da Casa do Benfica de Portimão. Desde já lhes dou os parabéns pelo percurso escolhido e pela boa organização que ali estava implantada.



Alem disso gostaria de aqui homenagear a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta por todo o esforço e trabalho que tem desenvolvido ao longo destes anos em prol de um desporto que nem sempre é apoiado.
Visitem o seguinte endereço: http://fpcubicicleta.no.sapo.pt/.

OSGA


domingo, 22 de abril de 2007

AS TRES SENHORAS

É um privilégio para mim e para todos os que residem na zona entre Lisboa e Setúbal, usufruírem das excelentes condições proporcionadas pelas três senhoras. Consideradas as três “mecas” do BTT na zona da grande Lisboa e sul do Tejo, as serras de Sintra, de Monsanto e da Arrábida são locais aprazíveis, de grande beleza natural e magnificas para quem gosta de BTT.


ribas

sábado, 21 de abril de 2007

CARTAZES

Talvez porque tenha tido uma formação académica na área das artes gráficas, o facto é que me sinto bastante atraído pelo design e arranjo gráfico dos cartazes dos inúmeros eventos relacionados com o BTT. Actualmente com as facilidades que a informática nos proporciona, são de realçar verdadeiros trabalhos artísticos que dão um especial prazer em observar.
Que se continuem a esmerar os Designers BTTistas.



ribas

DE BIKE PARA O TRABALHO

Não todos os dias, mas de vez em quando sabe bastante bem. Recomenda-se …



ribas

SÓ PARA SENHORAS !!...



ribas

segunda-feira, 16 de abril de 2007

50 KM NA MACHADA

Alem de fazer treino de estrada indo frequentemente para o trabalho de bike (Barreiro-Alfeite-Barreiro), faço pelo menos uma vez por semana um percurso de treino que eu próprio criei na Mata da Machada. São aproximadamente 50 Km (saindo e regressando aos Fidalguinhos).



ribas

domingo, 15 de abril de 2007

A NOVA BIKE


Na altura forçada surgiu a oportunidade esperada. A montagem da tão esperada bicicleta nova. Juntando opiniões do Ribas e alguns gostos pessoais, eis aqui o resultado final.



– Caracteristicas

• Quadro – BH em
Carbono
• Suspensão – Rock Shox Reba Com Pop-Lock 100mm
• Mudanças trás – Sram X9
• Mudanças frente – Sram X-Gen
• Manípulos – Sram X9
• Corrente – Sram
• Travões – Formula Oro K18
• Manetes travão - Oro
• Discos – Formula Oro Disc 160mm
• Pedaleiro – Shimano XT
• Guiador – Pro Carbono
• Extensores guiador – X-TAS-Y em Carbono
• Avanço do guiador – Pro Ritchey
• Caixa de Direcção – GX Pro
• Pedais encaixe – Crank Brothers Egg Beater
• Espigão selim – Pro XCR de
Carbono
• Selim – Specialized Avatar Gel 130mm
• Suporte de Bidon – Goka em Carbono
• Cubos – Mavic
• Cassette – Shimano XT
• Aros – Mavic Crosstrail
• Pneus – Specialized Fast Track 2.0 Tubeless
• Conta-quilómetros – Sigma BC 906
• Peso – 9,900 kg
• Nome de Baptismo – “GIMBRINHA 2”


OSGA

MOVIMENTO “À BORLIU”

O panorama do BTT nacional, visto de uma certa perspectiva, requer um certo dispêndio financeiro de quem gosta de rolar por vários locais diferentes. Os passeios, as maratonas, os raids, as travessias, tornaram-se acontecimentos com fins lucrativos a que muitos de nós se torna impossível suportar por muito tempo. A fuga à monotonia dos mesmos tracks, a procura por um ambiente divertido de amizade e entreajuda, mas sobretudo o facto de não se ter que pagar nada para se usufruir de excelentes momentos de BTT, tem levado muita gente a colar-se à roda dos “à borliu”.


Carlos Magno (penatabua) o grande impulsionador deste movimento teve o dom de conseguir atrair ao grupo um número sempre crescente de
BTTistas. A sua presença activa, divertida e simples, cativa de dia para dia mais seguidores. Desde os iniciantes, passando pelas senhoras, até ao pessoal mais batido, todos reconhecem o carisma deste nosso amigo amante do BTT. O dinamismo e “savoir faire” deste relações públicas do BTT tem-no levado a fazer parte da organização de vários eventos: 24 Horas de BTT de Monsanto Escolaaventura, Maratona Internacional Idanha-a-nova/Zarza la Mayor.
“A paixão pela natureza, pelo convívio e a necessidade de fugir á selva de Betão, motivaram-me a organizar, eventos e momentos que nos proporcionam, um retorno ao nosso espaço NATURAL, "O MEIO RURAL", em harmonia com a fauna, flora, património e as histórias do passado” – cito penatabua.

“… queres sentir adrenalina nas subidas ?? …”

ribas

sábado, 14 de abril de 2007

MATA DA MACHADA

Situada entre as freguesias de Palhais e Coina no concelho do Barreiro, distrito de Setúbal, está plantado um dos grandes pulmões da margem sul do Tejo. Mandada plantar em meados do século XV, no reinado de D. João II, tinha um único objectivo que passava pela obtenção de madeiras para a construção naval, de onde saíam as caravelas e naus, que outrora levaram o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo. Baptizada de início com o nome de MATA REAL é conhecida nos nossos dias por MATA DA MACHADA.

É o local mais perto de casa para a prática do BTT. Sirvo-me deste local para treinar semanalmente. Não é considerado um local com condições ideais, pois é algo arenoso, mas fazem-se bem treinos de 50Km.



ribas

quinta-feira, 12 de abril de 2007

"BY NIGHT"

Costuma-se dizer que “de noite todos os gatos são pardos”.
As sensações do BTT à noite são diferentes. A percepção do caminho, do ambiente, o esforço é sentido de outra maneira. Nas alturas em que aceleramos e que a visibilidade se torna deficiente, a adrenalina é multiplicada, tornando o gozo da condução num prazer indescritível.

Os “nocturnos” são raids sempre muito esperados e que infelizmente têm poucos adeptos. Pessoalmente gostaria que a dinamização deste tipo de eventos fosse mais desenvolvida.

Faço aqui referência a um dos nocturnos que me surpreendeu muito pela positiva. Ficou famoso este ano pelo desafio feito, mais uma vez pelo meu clube FIDALBYKE, à presença de um número de BTTistas record. Tentou-se e conseguiu-se juntar 400 participantes no “S. Silvestre” do final do ano.

ribas

segunda-feira, 2 de abril de 2007

SUBIDA DA CORDOAMA

Existem desafios que passam por nós e que pensamos que são difíceis ou mesmo impossíveis de superar. Em certas alturas da nossa evolução desportiva deparamo-nos com obstáculos que mesmo sem os tentar ultrapassar, só de olharmos para eles resolvemos dizer para nós próprios que ainda não temos “pedalada”, que ainda temos muito que treinar para os vencer.
Nós, Osga e Ribas, quando fizemos pela primeira vez aquela descida para a praia da Cordoama, no sudoeste algarvio, pensámos logo que desafio seria, se a subíssemos.
Mentalizados com a incerteza do nosso desempenho, saímos convictos de que esse desafio era a nossa realidade para esse dia.
Descemos vertiginosamente! Mas ao recomeçar a subir a apreensão invadiu-nos. Cedo nos apercebemos de que o que pensávamos ser um “bicho-de-sete-cabeças”, até nem o foi.




As vezes que nos subestimamos são momentos em que não acreditamos que somos capazes de feitos que no fundo estão ao nosso alcance. Basta que acreditemos.

ACREDITAR. É a palavra-chave que nos leva mais longe.

OSGA e ribas

RIBAS NO TROIA-SAGRES

Sagres é um local que à já muitos anos está no meu quotidiano. A família da minha cara-metade reside lá e é com eles que compartilho os vários períodos de férias e muitos fins-de-semana ao longo do ano. Ao pensar em fazer o percurso que tantas vezes faço de carro e na alegria de chegar a Sagres montado na minha bike deu-me “pica” para tentar. Pensando que o desafio estava ao meu alcance, em Dezembro de 2005 juntei-me à equipa que o FIDALBYKE formou para esta travessia, não tendo a noção de que os 208 quilómetros não eram “pêra doce”. Logicamente que sem o treino adequado e com peso em excesso não conseguiria percorrer nem um quarto do percurso. Com esta tentativa lograda decidi reunir as condições físicas para que no ano seguinte a aventura se concretizasse. E assim foi, um 2006 com muito treino BTT, treino de estrada com “slics”, alimentação cuidada (o que levou a uma redução de 10 Kg de peso – de 82 para 72 Kg) e uma força de vontade enorme. Dia 16 de Dezembro de 2006, integrado na equipa do FIDALBYKE, foi com grande satisfação que consegui levar a cabo o propósito para o qual trabalhei nesse ultimo ano. Concretizei o Tróia-Sagres em 8h57 a uma média de 23.33 Km/h. Quero deixar aqui os meus agradecimentos às seguintes pessoas:
- ao Mário Rui, por ter puxado por mim do inicio ao fim
- ao Tó-Zé, por ter ido sempre à minha frente a cortar-me o vento

- ao Rui Nunes pela "seca" da condução da carrinha de apoio e por me iluminar o caminho nos últimos quilómetros
-
ao Pedro Baleia, camarada de armas da marinha, que aceitou o convite da nossa companhia
- ao Pedro Padinha, que embora tenha tido um andamento bem mais rápido que o nosso, nos acompanhou nesta saga

- à minha sogra que permitiu que seis manganões todos suados tomassem banho em sua casa
- ao FidalByke por ter apoiado mais uma vez os seus atletas.


Eleva-nos bastante o ego e dá-nos força para continuar quando ultrapassamos limites que desconhecíamos poder conseguir…

ribas