sábado, 16 de junho de 2007

SALIVA NAS FERIDAS

Certamente, todos nós já nos arranhamos, cortamos, esfolamos um joelho ou um braço a fazer BTT.
Muitos de nós quando se fere numa mão por exemplo, a primeira coisa que fazemos inconscientemente é levar a mão a boca e lamber a ferida! Outros pensam que isso é nojento e não o fazem.

Pois bem, fiquem sabendo que a saliva é um excelente microbicida natural, é ela que nos protege das cáries, e das infecções bocais. Sem saliva vivíamos muito pouco tempo.

Portanto, quando tiverem uma ferida no meio do mato, ponham um pouco de saliva, para além de lavar a ferida, as proteínas da saliva combatem as bactérias que estão desejosas de entrar dentro da ferida e infectá-la.

Tal como as lágrimas (que protegem os olhos) a saliva também contém uma proteína (enzima) chamada de Lisozima. Esta enzima, "come" a "casca" das bactérias destruindo-as (por outras palavras, o lisozima catalisa a hidrólise do peptidoglicano da parece celular bacteriana).
O lisozima também se encontra na clara do ovo, e é isso que faz com que o "pinto" possa nascer sem que o ovo apodreça antes devido a contaminações bacterianas.

Além do lisozima, a saliva contém ainda outras proteínas que impendem o crescimento bacteriano, tal como a Lactoferrina. A lactoferrina é uma proteína que "capta" os iões Ferro livres, e sem Ferro as bactérias não crescem. A saliva ainda contém anti-corpos (IgA) que combatem infecções virais.

Segundo estudos recentes, parece que a saliva contem outra proteína (EGF - Factor de crescimento epitilial) que faz com que o tempo de cicatrização de uma ferida seja mais curto! Por isso é que as feridas na boca curam mais depressa.

Portanto, o acto inconsciente de lamber uma ferida, presente em grande parte dos animais, tal como no homem, nos cães, gatos, periquitos, e outros mais, é um mecanismo de defesa que está escrito na nossa "memória genética" e que nos leva a inconscientemente curar uma ferida, sem pensar sequer no que está por detrás disso.

Portanto, lambam-se pela vossa saúde. Mas só com a saliva do próprio. Não se esqueçam que há muitas doenças que podem ser transmitidas pela saliva de alguém infectado, como o vírus da Hepatite por exemplo.

FONTE:
www.forumbtt.net - andrextr

ribas
façam comentários aqui ↓

3 comentários:

Fátima disse...

Fiz uma operação - tenarrafia - num dedo da mão e demorou a sicatrizar. Tive de usar uma tala de plástico e observei que tinha alergia a esta, bem como ao adesivo, ao feniferidas ou ao betadine que usava. Usei um antialérgico e até uma gaze para poder usar a tala. Foi chato. Tive que consultar o médico de urgência. O médico aconselhou a trazer a ferida ao ar. Instintivamente comecei a lamber a minha sicatriz do dedo. Bastou um dia e já está a melhorar. Vim pesquisar e encontrei esta informação. Tranquilizou-me. Agradeço.

Anónimo disse...

Como você é nojenta!!!

Anónimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk