domingo, 29 de abril de 2007

CICLOVIAS

Muita demagogia se tem desenvolvido acerca das Ciclovias em Portugal. O poder político promete, mas como sempre, não faz. A prometida Ciclovia algarvia, que uniria Sagres a Vila Real de Sto. António, não passa de uma utopia. As “Ecopistas” da Refer, idem.
Os “noestros hermanos” autarcas Espanhóis, bem menos demagogos que os nossos, souberam dar um excelente exemplo unindo o interesse l
údico dos ciclistas à exploração turística de uma rede desactivada de caminhos-de-ferro. As “Vias Verdes”, actualmente com 1550 Km, oferece uma variedade de percursos ao longo do interior do país. Fica a saber tudo AQUI.



Um dos expoentes máximos de Ciclovias é a “Danube Bike Trail”, uma das mais famosas Ciclovias europeias. Une as cidades de Passau na Alemanha a Budapeste na Hungria. 700 Kms de um traçado faboloso percurrido ao longo do rio Danubio. Visita este ENDEREÇO.



Numa das minhas viagens profissionais tive a sorte de visitar Amesterdão, capital da Holanda. Para alem da indiscutivel beleza que tem, deparei-me com uma cidade que contempla a Ciclovia com tanta importancia como um passeio para os peões. O exemplo de Amesterdão é seguido na maiorias das cidades europeias.

É sabido que efectuar a restruturação das vias nas cidades Portuguesas não seria viavel, pelo menos a curto/médio prazo, mas em novos empreendimentos camarários, restruturação/beneficiação de percursos que unem freguesias ou conselhos, urbanizações, parques florestais, e mais um punhado de exemplos execuiveis, seria um bom exemplo de evolução e bem-estar a seguir.

ribas

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