Os “noestros hermanos” autarcas Espanhóis, bem menos demagogos que os nossos, souberam dar um excelente exemplo unindo o interesse lúdico dos ciclistas à exploração turística de uma rede desactivada de caminhos-de-ferro. As “Vias Verdes”, actualmente com 1550 Km, oferece uma variedade de percursos ao longo do interior do país. Fica a saber tudo AQUI.

Um dos expoentes máximos de Ciclovias é a “Danube Bike Trail”, uma das mais famosas Ciclovias europeias. Une as cidades de Passau na Alemanha a Budapeste na Hungria. 700 Kms de um traçado faboloso percurrido ao longo do rio Danubio. Visita este ENDEREÇO.

Numa das minhas viagens profissionais tive a sorte de visitar Amesterdão,
capital da Holanda. Para alem da indiscutivel beleza que tem, deparei-me com uma cidade que contempla a Ciclovia com tanta importancia como um passeio para os peões. O exemplo de Amesterdão é seguido na maiorias das cidades europeias. 
É sabido que efectuar a
restruturação das vias nas cidades Portuguesas não seria viavel, pelo menos a curto/médio prazo, mas em novos empreendimentos camarários, restruturação/beneficiação de percursos que unem freguesias ou conselhos, urbanizações, parques florestais, e mais um punhado de exemplos execuiveis, seria um bom exemplo de evolução e bem-estar a seguir.ribas






















