quinta-feira, 15 de março de 2007

A CULPA FOI DO “B! REAL BIKE TEAM”

Como alguns de vocês já sabem sou militar e fiz parte da guarnição de uma Fragata da Marinha de Guerra Portuguesa – N.R.P. “Corte-Real”. O despertar para a vontade de pedalar em grupo surgiu quando em Outubro de 2004, inopinadamente, largamos da Base Naval de Lisboa a caminho de Cabo Verde, para uma missão que acabaria por durar cerca de 45 dias. Durante os períodos em que estivemos atracados todos sentiram a falta das suas bicicletas deixadas em casa (incluindo os que não as tinham).
No regresso a Lisboa e com a revista “Bike Magazine” (algo desactualizada) lá foram alguns de nós fazendo contas à carteira, pensando nas aquisições e na preparação para a próxima missão – a viagem de 6 meses pela Europa. Eu era dos tais que não tinha “ginga”. Como tal, corri para a Sport Zone e comprei uma daquelas “baratas e pesadas”. Depois da autorização do Comandante em ser possível “pendurar” cerca de 50 bicicletas a um canto do hangar do nosso navio, o caminho estava aberto para que quando atracássemos nos portos estrangeiros que nos esperavam, a evasão fosse possível.
Integrada numa força naval da NATO desde o início de Abril de 2005, tivemos o privilégio de visitar portos em alguns países da Europa onde sempre realizamos passeios, e assim continuámos até ao fim da missão em Outubro.
Denominado “B! REAL BIKE TEAM” o grupo foi constituído por cerca de 40 elementos; oficiais, sargentos e praças, desde os mais radicais aos simples ciclistas de domingo, dotados de maquinas que vão dos cinquenta aos cinco mil euros das mais variadas marcas e níveis de equipamento, seguindo um objectivo comum – “pedalar pela saúde e pelo convívio”.
Muitas mais foram as imagens que nos ficaram retidas na mente. Desde as temperaturas abaixo de zero da Noruega ao calor tórrido da Grécia, o que moveu o “B! REAL BIKE TEAM” nem foi o BTT puro, pois rolamos 90% do tempo em ciclóvias, mas o prazer de pedalarmos durante seis meses em grande companheirismo.
Poderei considera-me um sortudo! Ao regressar, mesmo à porta de casa, um outro grupo de bikers cinco estrelas – O Clube de Cicloturismo FIDALBYKE – pessoal com muita pedalada e vontade de ir muito longe.

Que as bicicletas nos unam a todos por muito
tempo !...


ribas

Sem comentários: